A JF Energia Automotiva e Aeronáutica iniciou em 2009 como um nova opção no mercado de GPU, com produtos de qualidade e com preços comopetitivos.
Fabricamos uma linha completa de GPU ( Ground Power Unit – Unidade Auxiliar de Partida no Solo ) elétrica 220/380v com saída 28V. até 2500A. para aeronaves de pequeno, médio e grande porte .Também fabricamos GPUs com baterias especias 14, 28 e 30v. com pico de até 2800A.
A eficiência e a durabilidade dos motores são diretamente influenciadas pela maneira como ocorre a partida que preferencialmente deve ser fria.
A utilização do GPU colabora para que esta condição seja alcançada, desta forma o uso do equipamento torna-se indispensável ao permitir a obtenção de tal condição enquanto economiza a bateria da aeronave.
Existem dois tipos de fonte externa GPU, uma delas é ligada à rede elétrica, geralmente 220/380 vca; ela dispõe de um par de cabos que saem do equipamento com um “plug” fêmea. Um desses cabos é conectado a aeronave e o outro, ligado a rede de energia elétrica.
O outro tipo de fonte, equipada com baterias próprias é utilizado quando não há disponibilidade de energia elétrica ou quando a rede esteja distante da aeronave. Esta fonte dispõe também de um cabo e “plug” para a conexão na aeronave.
Ambos os equipamentos possuem uma chave liga/desliga, voltímetro e amperímetro. A tensão de saída destes equipamentos geralmente é de 14 ou 28Vdc.
Antes de fazer a partida, o piloto leva em conta o tipo de fonte utilizada e realiza o procedimento conforme recomendado no “check list” da aeronave, que é especificado para o tipo de equipamento concectado.
Recomendação de segurança: O pessoal de apoio de solo deve aguardar o “OK” dos pilotos da aeronave, não só para fazer a conexão do “plug”, como também para efetuar seu desligamento.
Após a desconexão, deve-se fechar o compartimento da tomada de força da aeronave, enrolando os cabos e deslocar o equipamento para local seguro e distante da aeronave.
OBS: O uso do GPU é aconselhável em aeronaves com turbinas e principalmente aos helicópteros, pois eles realizam vôos mais curtos e um maior número de partidas. Já para os aviões em que os vôos são mais longos e o número de partidas é menor, as baterias têm a sua durabilidade aumentada.